Alimentação e saúde, descubra como manter seu bem-estar com uma alimentação equilibrada

Em todo o mundo existem pessoas que não cuidam da sua alimentação. O problema é que essa falta de cuidados pode causar sérias dificuldades em cuidar da saúde geral ao longo da vida.

Existem inúmeras classes de alimentos, cada um com propriedades específicas que agem de diferentes maneiras no organismo. 

Por esse motivo, o ideal é balancear esses grupos alimentares em cada uma das refeições e conforme às necessidades diárias individuais, tendo uma dieta que proporcione a absorção de todos os nutrientes necessários para mais qualidade de vida e um bom funcionamento do organismo.

Com uma dieta balanceada, é possível nutrir os tecidos, melhorar o metabolismo e otimizar o funcionamento do sistema cardiovascular, por exemplo, além de ampliar a imunidade e reduzir o risco de diferentes doenças, como diabetes e hipertensão.

Para que isso seja possível, as refeições devem conter uma variedade de produtos, divididos entre as categorias de:

  • Carboidratos;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Proteínas.

Também é importante destacar que, para ter uma alimentação saudável e balanceada, é preferível que as pessoas optem por mais verduras e legumes em todas as refeições.

Isso porque são alimentos mais leves, repletos de vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo.

Por que é importante manter uma alimentação saudável?

Agora que apresentamos quais são os grupos alimentares que devem fazer parte de uma refeição balanceada e de qualidade, é importante também entender porque uma alimentação saudável é boa para a saúde física e também para a saúde bucal.

Primeiramente, para o organismo e o corpo, ter uma alimentação saudável pode ser importante por diferentes motivos.

Os alimentos saudáveis, especialmente verduras, grãos leves, legumes e frutas, possuem propriedades que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

A escolha dos alimentos adequados pode impactar, por exemplo, na concentração e na memória das pessoas, ajudando na absorção de conhecimentos importantes ao longo da vida.

A alimentação também é muito importante para uma rotina de mais qualidade e energia, possibilitando a realização de exercícios físicos – outra prática fundamental para manter o peso, melhorar a circulação sanguínea, trabalhar a respiração e eliminar a gordura prejudicial acumulada no organismo.

Além disso, a alimentação saudável pode impactar também no desempenho no trabalho. 

Isso porque, sempre que exageramos em uma refeição, consumindo alimentos pesados, gordurosos e mais difíceis de serem digeridos pelo organismo (como açúcares, processados e industrializados), o corpo gasta energia na atividade de digestão.

Com isso, é natural que sintamos dificuldade de concentração e em ser produtivo durante o dia, visto que até a sensação de sono e cansaço podem surgir após a refeição.

Cuidados alimentares e saúde bucal

A alimentação saudável também impacta diretamente na qualidade da saúde bucal, inclusive de quem utiliza implante dentario.

Existem inúmeros alimentos que podem ser prejudiciais para os dentes e mucosa, especialmente os muito gordurosos e ricos em açúcar. 

Na prática, o açúcar é considerado o inimigo direto da saúde bucal, pois pode provocar uma série de problemas para os dentes, como a formação de tártaro e de cáries.

Já para quem utiliza algum tipo de aparelho odontológico, como o aparelho invisivel e o próprio implante, o consumo exagerado de açúcares e alimentos muito rígidos pode ser ainda mais prejudicial para a saúde bucal.

Isso porque essas estruturas também podem ser prejudicadas, além de facilitarem o acúmulo de resíduos e bactérias na região dos dentes, promovendo a proliferação de placas e doenças bucais, como as cáries.

Além disso, os alimentos muito rígidos podem provocar a quebra das estruturas de tratamento. Por isso, quem utiliza aparelho dental invisivel ou implante, precisa ter cautela ao consumir esses alimentos para não quebrar/prejudicar a estrutura e prolongar/ter de refazer o tratamento.

Já no caso de aparelhos removíveis, é indicada a remoção da estrutura toda vez que realizar a alimentação, promovendo a qualidade do tratamento e a devida higienização da cavidade e alinhador.

Alimentação saudável e saúde bucal

Por outro lado, existem alimentos que fazem muito bem para a saúde bucal, especialmente para os dentes. 

Muitas vezes, quando você vai ao seu dentista, é possível que ele faça recomendações alimentares para contribuir com os tratamentos e cuidados diários, como o consumo de leite, peixes, verduras escuras e frutas, que são alimentos que contém propriedades interessantes para reforçar a qualidade da dentição.

Por fim, a alimentação também possui uma relação importante para aqueles que estão passando por diferentes tipos de tratamentos odontológicos.

Quem passou recentemente por um procedimento de clareamento dental, pode passar por certas restrições e recomendações a respeito dos alimentos que podem e os que não podem ser consumidos.

No campo dos que devem ser evitados estão o café, suco de uva e quaisquer alimentos que possuem alta pigmentação, pois podem afetar diretamente na qualidade do procedimento de clareamento.

Já entre as recomendações daqueles que podem ser consumidos estão as frutas fibrosas e aumento no consumo de água, visto que ambos contribuem para  higienização natural.

Em outros tratamentos odontológicos, como a colocação da lente de contato dental, as restrições podem ser ainda mais amplas, dependendo da necessidade de cada paciente, materiais usados e qualidade da película.

Benefícios da alimentação saudável 

Como dissemos anteriormente, a alimentação saudável é importante por diferentes motivos, impactando no funcionamento do corpo de modo geral. Ao mesmo tempo, ela pode trazer uma série de benefícios para a mente e para a saúde bucal.

Por isso, o investimento em um cardápio diverso e completo se mostra fundamental para a qualidade de vida.

Afinal, os alimentos saudáveis, quando colocados corretamente em uma dieta, podem qualificar o organismo, ajudar no fortalecimento dos músculos, diminuir o percentual de gordura corporal, fortalecer os dentes, melhorar a memória, ajudar no descanso diário, entre outros inúmeros benefícios.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =