Como estimular a coordenação de Crianças

Como estimular a Coordenação de Crianças

Atividades ao ar livre, brincadeiras artísticas, dança e esportes são algumas das opções que podem ser colocadas em prática na hora de estimular a coordenação de crianças. Neste texto, trouxemos 4 ideias que poderão servir de inspiração para o dia a dia com o seu filho ou com os seus alunos.

1. Atividades manuais com massinha, tinta, recorte e colagem

As atividades manuais são ricas em estímulos para a coordenação motora das crianças. O que não faltam são brincadeiras que podem ser colocadas em prática para estimular o movimento de pinça e a modelagem com as mãos. Sendo assim, é possível apostar em possibilidades como:

  • Bonequinhos feitos com massinha de modelar ou argila.
  • Pintura com a ponta do dedo, como se o dedo fosse um pincel, focando em colorir o desenho sem passar das extremidades.
  • Escolher um tema, como por exemplo, imagens de animais, e permitir que a criança faça o recorte desse tipo de imagem em revistas, colando em um cartaz depois.
  • Recorte de letras e palavras, que, de quebra, podem ser usadas para a alfabetização.
  • Preparo da própria massinha caseira, com ingredientes comestíveis que tornam a atividade ainda mais divertida.
  • Entre outras opções.

2. Atividades com texturas diferentes

As texturas também são ótimas opções na hora de estimular a coordenação das crianças. Experimente usar materiais como algodão, lixa, cetim, fios de nylon, entre outras opções que possam fazer com que a criança segure e manuseie texturas diversas. Se quiser, brinque de colar e de formar desenhos com os materiais.

Essas sensações táteis enriquecem o cognitivo dos pequenos e os ajudam a desenvolver a coordenação motora fina.

3. Esportes diversos que movimentam bem o corpo

Sem dúvidas, a coordenação motora fina pode ser trabalhada com atividades manuais, porém, a coordenação ampla exige movimentos mais “largos” com o corpo. É o caso da prática de esportes.

Você pode investir em uma mesa de tênis de mesa para estimular o movimento do corpo e da mão da criança, além de diverti-la com uma atividade incrível.

Outros esportes coletivos, como vôlei e futebol, também são ótimos, pois mantêm as crianças longe do sedentarismo e estimulam a sociabilidade. Um combo completo! Invista neles!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + dezoito =