Atividades ao ar livre, brincadeiras artísticas, dança e esportes são algumas das opções que podem ser colocadas em prática na hora de estimular a coordenação de crianças. Neste texto, trouxemos 4 ideias que poderão servir de inspiração para o dia a dia com o seu filho ou com os seus alunos.
1. Atividades manuais com massinha, tinta, recorte e colagem
As atividades manuais são ricas em estímulos para a coordenação motora das crianças. O que não faltam são brincadeiras que podem ser colocadas em prática para estimular o movimento de pinça e a modelagem com as mãos. Sendo assim, é possível apostar em possibilidades como:
- Bonequinhos feitos com massinha de modelar ou argila.
- Pintura com a ponta do dedo, como se o dedo fosse um pincel, focando em colorir o desenho sem passar das extremidades.
- Escolher um tema, como por exemplo, imagens de animais, e permitir que a criança faça o recorte desse tipo de imagem em revistas, colando em um cartaz depois.
- Recorte de letras e palavras, que, de quebra, podem ser usadas para a alfabetização.
- Preparo da própria massinha caseira, com ingredientes comestíveis que tornam a atividade ainda mais divertida.
- Entre outras opções.
2. Atividades com texturas diferentes
As texturas também são ótimas opções na hora de estimular a coordenação das crianças. Experimente usar materiais como algodão, lixa, cetim, fios de nylon, entre outras opções que possam fazer com que a criança segure e manuseie texturas diversas. Se quiser, brinque de colar e de formar desenhos com os materiais.
Essas sensações táteis enriquecem o cognitivo dos pequenos e os ajudam a desenvolver a coordenação motora fina.
3. Esportes diversos que movimentam bem o corpo
Sem dúvidas, a coordenação motora fina pode ser trabalhada com atividades manuais, porém, a coordenação ampla exige movimentos mais “largos” com o corpo. É o caso da prática de esportes.
Você pode investir em uma mesa de tênis de mesa para estimular o movimento do corpo e da mão da criança, além de diverti-la com uma atividade incrível.
Outros esportes coletivos, como vôlei e futebol, também são ótimos, pois mantêm as crianças longe do sedentarismo e estimulam a sociabilidade. Um combo completo! Invista neles!