Um transformador de energia tem uma função importantíssima em uma rede elétrica. Afinal, é a partir do transformador de energia que se pode distribuir energia limpa e equilibrada para os mais diferentes tipos de aparelhos e necessidades elétricas.
No entanto, você sabe exatamente o que um transformador faz, onde ele atua e por que a sua importância é tão grande.
Continue lendo para entender.
O que é um transformador de energia
Um transformador de energia é um tipo de aparelho que funciona a óleo ou a seco. Eles são usados justamente para aquilo que o seu nome sugere: transformar a energia. Mas, como assim transformar a energia?
Basicamente, o transformador é usado para transformar determinadas voltagens de energia em outras voltagens. O aparelho de celular que você tem em casa ou mesmo a sua televisão, precisam receber uma energia transformada, limpa e equilibrada. E quem entrega essa energia, é o transformador que está no poste
No entanto, há transformadores de diferentes capacidades e necessidades – e não apenas para os postes de rua. Continue lendo.
Onde os transformadores são usados
Os transformadores são usados nos mais diferentes ambientes. Afinal, eles são ideais para garantir a estrutura energética de um ambiente e também são ideais para garantir que máquinas e equipamentos funcionem corretamente.
Portanto, eles podem ser usados em postes de rua, em indústrias e também em empresas geradoras ou distribuidoras de energia. Eles são indispensáveis para garantir que a energia chegue adequada até o aparelho que precisa ser alimentado.
Energia acima da tensão máxima ou abaixo, geram problemas. Acima, vai queimar. E abaixo, gera perda de potência.
Por isso, é muito importante que haja um controle rígido de capacidades energéticas. O transformador auxilia justamente nesse quesito e é uma das muitas peças e etapas fundamentais na geração e distribuição de energia na rede.