As fases finais de uma obra de reforma, muitas vezes, parecem não sair do lugar. Afinal, é muita coisa para fazer e, geralmente, é um trabalho detalhado e demorado. O que faz com que o serviço renda pouco.
Neste artigo, conheça um pouco mais das fases finais de uma obra de reforma e planeje-se para que as coisas deem certo.
Fases finais de uma obra de reforma
Vai depender de projeto para projeto. Mas em geral, as fases finais podem envolver:
Acabamentos
Fazer acabamentos em uma obra é algo complexo e demorado. E dependendo do acabamento, pode custar ainda mais caro do que qualquer outra fase da obra. Afinal, isso vai depender dos materiais usados e também da mão de obra empregada para o projeto.
Nesse processo, está a pintura, assentamento de cerâmica, gesso nas paredes, revestimentos, etc.
Móveis planejados
Os móveis planejados direto de fábrica, que é quando a marcenaria vai instalar no ambiente, também fazem parte da fase final da obra. E dependendo da metragem quadrada, pode levar mais de um mês para que todos os ambientes fiquem prontos (isso sem contar o processo de produção).
Portas e janelas
As portas e janelas também entram na fase final da reforma. Afinal, esses materiais geralmente precisam de um cuidado extra na instalação, e qualquer contato com materiais mais “agressivos” usados na reforma, poderiam estragar ou comprometer a estética das portas e janelas.
Testes e análises
Os testes e análises também entram na fase final de uma obra de reforma ou construção, já que tudo que foi instalado precisa ser testado em vários níveis e momentos para que haja certificação de segurança.
Muitas vezes, uma reforma demora muito mais do que uma construção em si. Afinal, esse processo requer mais cuidados e planejamento. Especialmente se a família continuar morando no local durante as obras.