Trocadores de Calor Industriais

Para que servem os trocadores de calor industriais?

Saber para que servem os trocadores de calor industriais é fundamental para escolher o modelo mais alinhado às necessidades do seu projeto. Pensando nisso, fizemos este breve guia para tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe e saiba mais!

Para que servem os trocadores de calor industriais?

Entender como funcionam os trocadores de calor industriais é o primeiro passo para compreender a função de cada um deles.

Basicamente, podemos dizer que os trocadores têm o objetivo de aquecer, resfriar, condensar ou vaporizar fluidos em um determinado sistema. Cada sistema pode requerer um tipo específico de permutador (forma como os trocadores também são chamados).

Isso porque podemos encontrar trocadores de placas e outros modelos no mercado, que se adequam às necessidades de diversos sistemas.

Partindo disso, podemos ter uma ideia mais clara da função específica dos permutadores. Podemos dizer, assim, que os trocadores de calor industriais servem para serem aplicados em diferentes instalações, como por exemplo:

  • Em sistemas de produção de energia.
  • Em sistemas que contemplam processos químicos diversos.
  • Em situações nas quais é necessário fazer o aquecimento e/ou a condensação de determinados fluidos.
  • Nos casos em que há sistemas de refrigeração que precisam de um equipamento que faça a transferência de calor.

Dessa forma, podemos dizer que as funções de um trocador de calor são diversas. Isto é, embora o seu objetivo seja fazer a transferência de calor em si, o que irá ditar se o trocador fará aquecimento ou resfriamento é a necessidade do sistema.

Por isso, saber escolher a opção mais condizente com as necessidades do seu projeto é muito importante para garantir o bom funcionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 + 12 =