Um disjuntor elétrico tem funções importantíssimas em um projeto elétrico. Sem o disjuntor, não é possível garantir a segurança de quem vai utilizar a rede elétrica. Seja um disjuntor DR 63a, termomagnético ou outro modelo, eles são fundamentais para que o seu projeto funcione corretamente.
A seguir, entenda um pouco mais sobre ele e veja alguns pontos em que o disjuntor é insubstituível:
- Segurança com as pessoas.
- Segurança com a estrutura.
- Segurança com os aparelhos.
- Eficiência energética.
Segurança com as pessoas
O disjuntor elétrico é fundamental para garantir, acima de tudo, a segurança das pessoas. Isto é, as pessoas que utilizam uma rede elétrica, precisam estar segura no ambiente. E essa segurança só é garantida com a instalação correta de todos os módulos e equipamentos elétricos, como os disjuntores.
Segurança com a estrutura
A segurança da estrutura é um fator primordial. Mas ela só é garantida com um projeto elétrico feito por profissionais competentes. Portanto, é fundamental que o disjuntor esteja instalado corretamente, de maneira que ele seja, assim, essa fonte de segurança para não causar incêndios ou curto-circuito no ambiente.
Afinal, quando o disjuntor desarma, ele garante a segurança do espaço.
Segurança com os aparelhos
Os aparelhos também só estão seguros quando o disjuntor estiver trabalhando da maneira certa. Se o disjuntor não estiver conectado corretamente ou com falhas, ele pode facilmente não desarmar e assim comprometer o uso dos equipamentos elétricos e eletrônicos.
Eficiência energética
E por fim, tem toda a questão da eficiência energética que é garantida com um disjuntor. Afinal, ele identifica potenciais fugas de energia e isso faz com que o disjuntor desarme até essa fuga ser reconhecida e corrigida de maneira correta.
Fugas de energia podem causar gastos de energia desnecessários, além de comprometer a segurança das pessoas que estão usando a energia.